Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Papel do Professor na Sociedade


O que mesmo é ser um professor? Será que se resume apenas a uma pessoa presente na sala de aula para nos passar o conteúdo de um livro? Ou será alguém que tem nas mãos o poder de moldar os valores e consciência do individuo e da sociedade futura?

Já não é de hoje que o profissional que desempenha o papel mais importante na sociedade moderna, deixou de cumprir o seu tão essencial papel. É de certo também que o professor já não é mais tão valorizado pela sociedade como deveria ser, e os próprios também já não dão o devido valor à tão importante função que desempenham, afinal são eles os alicerces que possibilitaram e possibilitam a contínua evolução da humanidade. E já que neles está o poder para moldar o caráter do individuo, por que não usarem isso para formarem indivíduos mais conscientes para importância do professor na sociedade e assim abrir caminho para que as gerações futuras possam usufruir de uma devida valorização profissional? Ou será que são tão egoístas a ponto de pensarem só em si e no agora?

Dizem que nada supera a alegria de se deitar com a consciência em paz, sabendo que mesmo pouco, estamos contribuindo de alguma forma para tornar a vida dos que estão a nossa volta um pouco melhor e consequentemente, também modificando o mundo para um mundo mais humano e mais consciente. A educação é o instrumento ao que usamos para moldar os valores morais e expectativas de um futuro melhor para nossas crianças e este é o verdadeiro papel da educação, propiciar por meio do conhecimento a chance de melhorar a qualidade de vida das pessoas e da sociedade, coisa que em sua maioria não tem mais acontecido, o professor, ao qual passamos a difícil tarefa de construir o caráter e futuro de nossas crianças, passou a ser apenas mais um profissional e por sinal sempre insatisfeito com o seu tão importante papel social. 

E quem perde? Em curto prazo nós, mas a longo prazo todos perdem, a sociedade perde, os professores perdem também, pois no fim quem acabará pagando esse alto preço serão nossos filhos e netos, a cada dia que passa a educação oferecida nas escolas pública torna-se mais e mais deficiente e já não condiz mais com a atual realidade e necessidades de aprendizagem atuais. Assim como uma bola de neve, professores insatisfeitos são iguais à má qualidade de ensino que é igual a cidadãos menos capacitados e conscientes, que por sua vez é igual a professores futuros menos valorizados ainda, e assim segue o circulo vicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário