Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O que a novela tira o comercial lhe vende

Dizia um sábio pensador,O homem pode tanto quanto sabe, nos livros encontramos uma fonte praticamente infinita de saber. Os benefícios que o habito da ler traz à vida de uma pessoa é claramente visível, quem costuma ler sempre têm um vocabulário requintado, se expressa melhor, possui opinião formada e firme além de um forte senso crítico, tem uma capacidade maior de lidar com as adversidades do cotidiano, possui um vasto conhecimento e domínio dos mais variados assuntos, isso tudo e muitos outros atributos intelectuais adquiridos com o hábito de ler, elevam a sua capacidade de observar, analisar, refletir e buscar por repostas mais adequadas e coerentes aos desafios em que ele se depara no cotidiano.

O hábito de leitura não consta como um produto de nossa cesta básica, talvez seja por isso que a maior parte de nossa população tenha pouca ou nenhuma opinião própria, nossos jovens praticamente são fantoches, e quem os controla? A mídia é claro, nossos jovens comem e respiram o que a mídia lhes dizem que é bom e está na moda (restart, Mcdonalds, Barbie Style e todas as outras Coca-Colas que lhes dizem para deglutir). E isso é ótimo, políticos inescrupulosos e o comércio consumista amam essa situação, Nossos jovens são como um rebanho esperando que o vaqueiro em seu cavalo toque o berrante e lhes toquem para os currais e pastos certos.

Se a mídia tem o poder de moldar costumes, então por que não moldarmos os costumes do bom gosto e cultura ao invés do supérfluo e da futilidade? a reposta é clara, bom gosto e cultura não vendem muito e nem elege sacanas sanguessugas. Em novelas e minisséries nacionais não vemos nossos galãs, mocinhas ou mesmo vilões em cenas onde apareçam lendo ou fazendo citações de livros, o que levaria a entender que eles costumam ler, até mesmo os livros presentes nos cenários são raros (por que será?). E todos sabem o quanto estes ícones têm influência sobre a grande massa, o que vemos são personagens ótimos em curtir e azarar, tentar passar os outros pra traz, badalar, ferrar com a vida de alguém e novamente ir pra balada azarar, afinal somos descolados e o Brasil é o país do futebol e do carnaval e tudo aqui é festa, leitura é para nerds e caretas.

Se houvesse um incentivo maior vindo do ambiente familiar e das escolas desde as séries primárias, acompanhados por uma campanha pesada de incentivo ao hábito de ler, vinda por parte da mídia e não apenas em comerciais de 30 segundos uma vez por dia, Precisamos de personagens com livros nas novelas, Galãs também deveriam ler, pois cerca de 79% da nossa população assiste as novelas no horário nobre, isso levaria nossa gente a ver que a leitura é uma coisa boa. Então teríamos uma população mais consciente e dotada de opinião própria, mas isto não é nada bom aos olhos dos políticos e do comércio do consumismo que se fazem em cima da ignorância da grande massa, então até que a população se conscientize dos benefícios trazido pelo hábito de ler, vamos continuar nos divertindo com o mais novo sucesso ao estilo de Pelanca & Cia., com mais quatro anos de Valério-duto, mensalões e todas as outras sacanagens que ocorrem nos bastidores da política da corrupção, mas pra que se preocupar com isso, afinal se no Caldeirão nos tornarmos Rebeldes, nem tudo estará perdido enquanto nA Fazenda ainda tivermos o BBB.

E para terminar, vamos orar e agradecer pela total falta de pensamento próprio em que o povo se encontra, Então, obrigado Senhor, por nossa geração restart, por mais quatro anos de escolhas políticas erradas, obrigado senhor por toda a futilidade e estupidez de nossa gente, o Mac lanche feliz e a Coca-Cola nossa de cada dia nos dai sempre, assim como todas as outras Coca-Colas e filosofias baratas que a mídia nos empurra comercial abaixo, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário